segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Culpabilizar a classe média por ser usuária é uma bobagem

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE UMA CARTA QUE CIRCULOU NA INTERNET INTITULADA: "EU AJUDEI A DESTRUIR O RIO", de autoria de um jornalista de Brasília de nome: Sylvio Guedes

Mais uma falácia que se repete ad infinitum, e de tanto ser repetida, se não tomarmos cuidado, corre o risco de tornar-se, como tantas outras, VERDADE. Não é verdade, que o tráfico de drogas supõe as armas e a violência, repito não é verdade. E por quê? Em primeiro lugar o Rio não é, dentre outras metrópoles com as mesmas dimensões populacionais e importância política e econômica, o lugar onde se consuma mais drogas ilícitas. Se for pensar em cidades como Nova York, Los Angeles, Londres e outras do mesmo porte, o consumo é muito maior que no Rio. Todo mundo sabe disso, e nem assim, lá se tem a violência, o armamento pesado, que há no Rio. Eu mesmo morei quase dois anos em Londres nos anos oitenta, conheci alguns pequenos traficantes de drogas(Drug's dealers), que eram apenas comerciantes ilícitos, nada mais do que isso, que não oferecia o menor perigo, salvo o risco de passar a perna, enganar e trapacear, como existe aos montes em Amsterdam na Holanda, com os incautos e inexperientes, principalmente estrangeiros achando que chegaram ao paraíso das drogas e que tudo vai dar certo, e ai acabam comprando droga falsa.

Agora violência com tiro de fuzil, que eu saiba, só em outras latitudes, sobretudo aqui pelos trópicos latinos, Colômbia, Brasil e México, onde a situação de violência está bem pior do que no Rio, segundo se costuma dizer atualmente. E por quê? Qual a conexão existente entre uma coisa e outra? Será que existe conexão? Qual a origem dessas sofisticadas armas de guerra, exibidas de forma afrontosa no Rio, pelos soldados do tráfico em algumas comunidades, que a televisão exibe de vez em quando, porque dá Ibope, haja vista a audiência do filme Tropa de Elite Dois? Qual país fabrica as principais armas, as mais potentes aprisionadas e tomadas dos criminosos?
O comércio de drogas não vai acabar nunca, mesmo quando ele se tornar legal, porque é, e sempre foi assim no mundo inteiro. A humanidade nunca vai parar de usar substâncias, que possam vir alterar o seu estado de normalidade, é romantismo pensar o contrário, baseado em crenças moralistas ou qualquer outra. 
Agora, nunca é demais questionar. A violência pode ser contida, isso é possível? Como? É necessário fazer uma reflexão, pensar um pouco a respeito. Por que em Nova York um traficante vende o seu haxixe sem necessariamente precisar de AR-15? Talvez tenhamos os elementos corretos para fechar a equação, e não ficar limitado a repetir falácias, do tipo moralista e cristão, porque culpabilizar as classes médias por serem usuárias, tem cunho cristão. De onde vem a noção de culpa? Vejam e leiam o que disse Nietzsche, a esse respeito, em suas obras, sobretudo na Genealogia da Moral.
E depois essa crítica dirigida apenas contra as classes médias, como se fossem as únicas consumidoras é de uma ingenuidade, isso para ser elegante, e não ter que dizer: que é uma tremenda burrice ou estupidez. Portanto vamos acordar, porque o buraco é muito mais, ia dizer: "em baixo", mas acho que é melhor dizer: "no alto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário