sábado, 21 de novembro de 2009

Primeiro Post

Essa é a minha primeira postagem, não foi fácil chegar até aqui, estava a algum tempo querendo abrir o blog, mas sempre desistia, devido à minha inabilidade para os negócios eletrônicos; e não fosse pela boa vontade do amigo Luís Capucho, teria desistido mais uma vez. Não tenho muito claro, como devo usar o espaço, não tenho um projeto pronto especificamente para esse fim, acho que as coisas acontecerão ou não no seu próprio caminho. Também não sou daqueles que tem o gosto especial pelas controvérsias, a polêmica pela polêmica, mas não sou ingênuo de pensar que elas não advirão. Acredito que com o tempo, devo aprender a lidar com o contraditório, sem necessariamente ter que alimentar sanhas polemizadoras de certos incautos, ávidos por controvérsias estéreis. Apesar de que, como disse acima, não ter um propósito específico de início, de como usar esse blog, vejo agora um norte bem claro, que na verdade se divide em dois: um é o grupo de estudos filosóficos, que já dura oito anos, que é uma arena ao vivo e a cores, onde se reúne toda terça feira, dentro da biblioteca pública de Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Um grupo de amigos apaixonados pela filosofia, independentemente de ter ou não formação filosófica, aonde acontece sempre discussões interessantes sobre diferentes assuntos conectados com a filosofia Política, estética, epistemologia, ontologia, lógica, ética e outros assuntos gerais. Esse fato por si só, já é motivo fundamental para dar subsídios, que alimente o blog com ideias. Acho que sempre poderei receber do grupo de estudos filosóficos, e transportar para esse espaço coisas discutidas no grupo, muito embora esse seja um espaço privado e não grupal, mas que não impede a participação de terceiros, e certamente poderei usá-lo no futuro, até mesmo, para postar artigos de colegas, ou entrevistas ligadas ou não ao grupo de filosofia. Outro norte, que vislumbro, é dentre as coisas que leio na mídia impressa, de internet ou papel, na forma de jornais, revistas, cadernos literários, etc., ideias e equívocos de arrepiar os cabelos, barbaridades conceituais, muitas vezes usadas de forma diferente, justo com a intenção de manipular conteúdo, e assim atingir certos objetivos ideológicos. A gente não estuda impunemente, não dá para sacramentar a ignorância, a burrice, estupidez e sobretudo a má-fé. Portanto aqui é onde se encontra o perigo, o campo minado, onde poderá aparecer o fenômeno da controvérsia. Que venha, sem problema.

3 comentários:

  1. Maravilha, Ciro, a pipa está no ar, seremos alguns dos ventos que irão levá-la por aí, e você segure firme a corda, dê os puxões na hora certa para que ela voe altiva e firme.
    Grande abraço,
    Roberto

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por sua iniciativa!
    Abraço do amigo
    Tasso

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Ciro: tô tentando colocar o comentário e acho que vou ter que fazer outro curso para aprender a coisa direitinho... escrevo tudo e na hora de remeter, não vai..

    ResponderExcluir