sábado, 22 de fevereiro de 2020

Café sem açúcar



Não pretendo tomar mais café com açúcar. Se para tomar o cafezinho, que tanto aprecio, preciso adoçar com açúcar, é porque não aprecio o café e sim aquilo que o adoça. A ponto de alguns se perguntar, se não é o vício no açúcar, que os fazem tomarem tantos cafezinhos ao longo da jornada. Lembro de quando ainda trabalhava, a pausa para o cafezinho, era quase tão esperada quanto a sagrada sexta-feira. Não era tanto, talvez tenha exagerado na comparação, mas sem dúvida era mais pela chance de um “break” na labuta, no trabalho, uma interrupção benéfica, para a saúde mental. Muito bom mesmo, foi assim que muitos se iniciaram no hábito diário de consumir tantos cafezinhos, e assim também aconteceu comigo. Preciso do café para dirigir até Niterói, para me manter ligado ao volante, ter um pouco de agressividade nas ultrapassagens, o que requer também um pouco de coragem. É o meu combustível diário, me dá calor, energia e disposição para qualquer tarefa que tenha pela frente, não me vejo sem ele. Agora o açúcar é outra estória, não faz bem à saúde, vicia e é uma porcaria nutritiva. Portanto, é bom renunciar ao açúcar o quanto antes, não ao café, que evita o câncer na próstata e melhora a atenção e o humor, na dosagem certa e suficiente, claro. Tudo em excesso não é bom. Bom cafezinho para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário